Conheça a composição do fio de cabelo e saiba como mantê-lo saudável
Créditos da imagem: @qlittlethings.
Da mesma forma que a pele, cada tipo de cabelo tem características diferentes. Alguns podem ser lisos ou ondulados e outros podem ser crespos ou cacheados. Além disso, os fatores que determinam o comprimento, espessura do fio e cor são estabelecidos geneticamente. Tudo isso nos mostra o quão importante é conhecer a composição do fio de cabelo para cuidar deles da melhor forma.
Quando pensamos nos cabelos, costumamos imaginar que se trata de algo único. Contudo, os fios apresentam uma estrutura bastante complexa, delicada e bem dividida. Quer saber como os cabelos são compostos? Vem com a gente!
Entenda a composição do fio de cabelo
Antes de chegarmos mais fundo em sua estrutura, devemos destacar a composição geral dos fios. Em suma, os cabelos são compostos de 45% carbono, 7% hidrogênio, 15% nitrogênio, 28% oxigênio e 5% enxofre. Todos esses elementos se juntam para formar a proteína chamada de queratina, que representa 85% da estrutura capilar. O restante é composto por 12% água 3% lipídios.
Saiba como o fio de cabelo se divide
A composição do fio de cabelo é dividida em 3 partes. Confira mais abaixo cada uma delas.
Cutícula
É a parte externa do fio, formada por escamas sobrepostas, uma camada protetora para o fio. O estrato córneo resiste aos efeitos externos (efeitos físicos e químicos) sofridos pelos cabelos. Quando entra em contato com produtos químicos fortes, perde sua força natural, tornando o fio quebradiço. É sensível aos efeitos de produtos alcalinos, como corantes, descoloração, permanente e alisamento.
Córtex
É a segunda e principal camada de cabelo. Concentra altos níveis de hidrogênio e oxigênio, responsáveis pela hidratação interna dos cabelos. Ele também contém uma alta concentração de queratina, que define a elasticidade e resistência do cabelo.
Medula capilar
A medula está localizada no centro do fio. Ou seja, é um tubo denso, formado por células ricas em queratina, o que dá aos fios a sua forma flexível e maleável. O canal medular pode estar vazio ou cheio de queratina, porque a medula é a única parte da fibra capilar que entra em contato com o bulbo e só está presente no fio mais espesso ou branco. É responsável pela distribuição de minerais e nutrientes até as pontas dos cabelos, estimulando o crescimento dos fios. Isso também permite que a célula seja levada até o final do fio.
Veja o que causa a queda capilar
Os principais fatores que atacam os cabelos são produtos químicos em excesso, secador de cabelo, chapinha e água quente. Além da exposição à luz solar, cloro, água salgada, poluição, ar-condicionado e má alimentação. Esses fatores podem levar à perda de nutrientes, perda de queratina e desidratação do cabelo, deixando-o mais fraco, quebradiço, seco e sem brilho.
Essas são as principais informações que você precisa saber sobre a composição do fio do cabelo. E como dissemos, a falta de vitaminas e nutrientes — vitamina D, biotina, ferro, zinco etc. — e o uso excessivo de produtos químicos enfraquecem e deixam os cabelos mais frágeis. Para evitar isso, o ideal é apostar em uma boa alimentação, suplementação vitamínica e tratamentos capilares como hidratação, reconstrução e nutrição.
Agora que você já conhece a composição do fio de cabelo, entre em contato com a Blow Gummies e descubra o que podemos fazer por você!
Olá o meu cabelo está pedindo socorro, não hidrata de jeito nenhum
Se joga nas nossas dicas mana!🐻