Meu cabelo não cresce, e agora? Veja o que pode ser e como solucionar
Créditos da imagem: @qlittlethings.
Exibir madeixas longas e bonitas é um grande objetivo de muitas pessoas. No entanto, esse processo nem sempre é fácil, pois o crescimento do cabelo varia de modo individual.
Por isso, se um dos seus pensamentos mais recorrentes é “meu cabelo não cresce”, este post foi elaborado especialmente para explicar a você como funciona o crescimento, para que entenda por que seus fios demoram tanto para atingir o comprimento ideal.
O ciclo de crescimento do cabelo apresenta três etapas: a anágena, responsável pelo desenvolvimento dos fios; a catágena, na qual acontece o período de transição e regressão, e, por fim, a telógena, que consiste em uma etapa de repouso. Depois de todas essas fases, o fio se solta do couro cabeludo, dando início à um novo ciclo. Porém, existem alguns fatores que atrapalham esse processo. Confira, a seguir, quais são eles!
Estresse elevado
O estresse diário pode danificar o couro cabeludo e os folículos capilares, retardando o crescimento capilar. Além disso, noites sem dormir e dieta desequilibrada também podem afetar esse aspecto. Para contornar isso, procure focar em manter uma boa alimentação durante a semana, onde sua rotina costuma ser mais regrada.
Dê preferência aos alimentos ricos em proteínas e nutrientes, como as vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer os fios. Uma boa noite de sono também contribui para o crescimento saudável dos cabelos.
Quebra de cabelo
Processos como coloração, descoloração e alisamento enfraquecem as fibras capilares e tornam o pH do cabelo mais alcalino, o que propicia a quebra. Dessa forma, é mais difícil perceber o seu crescimento, já que as mechas ficam quebradiças com mais frequência.
Por isso, a solução para quem costuma tratar os fios quimicamente é investir em um cronograma capilar focado em reconstrução, no salão ou em casa. Para quem vai mudar de cor ou textura e não quer sofrer depois disso, ele deve ser realizado antes do processo.
Falta de vitaminas
Uma alimentação desregulada e deficiente em vitaminas também é um dos maiores fatores que levam você a pensar “meu cabelo não cresce”. A falta de nutrientes deixa os fios mais frágeis, com pouco volume e mais ralos.
Dessa forma, como já citamos nos tópicos anteriores, procure equilibrar a sua alimentação, focando em alimentos ricos em biotina, zinco, ferro e aminoácidos, entre outros. Se necessário, aposte na suplementação vitamínica para acelerar o crescimento das mechas.
Uso de secador e chapinha
Se você adora fazer escova e alisar os cabelos com chapinha frequentemente, saiba que o uso excessivo desses equipamentos prejudicam bastante o crescimento saudável das suas madeixas. O contato constante com altas temperaturas faz com que os fios percam água, fiquem mais frágeis e cresçam fracos e opacos.
A solução, nesse caso, é reduzir ao máximo possível o uso desses aparelhos. Quando for secar os cabelos com secador, por exemplo, mantenha a distância de, pelo menos, 10 cm dos fios, além de aplicar um creme com protetor térmico antes.
Problemas no couro cabeludo
Problemas como oleosidade excessiva, pele seca na região ou outras irritações no couro cabeludo podem impedir o crescimento do cabelo. Isso ocorre porque o folículo capilar está localizado nessa área, ou seja, na parte em que o fio começa a crescer.
Para evitar que esse desconforto apareça nesse local, um bom segredo é massagear o couro cabeludo regularmente. Esse processo pode ser realizado por profissionais, que ativam a circulação sanguínea na cabeça e promovem o crescimento.
Essas são as principais razões que fazem muitas pessoas se perguntarem “meu cabelo não cresce, e agora?”. Para contornar todas essas situações, o ideal é utilizar produtos capilares que atuam na melhora da circulação sanguínea do couro cabeludo e favorecem o crescimento dos fios. Outra solução é investir em uma alimentação balanceada e rica em nutrientes essenciais para manter os cabelos saudáveis.
Agora que você já sabe o que impede o seu cabelo de crescer, conheça 4 vitaminas essenciais para manter a saúde dos fios!
Já faço uso da blow há 10 meses,meu cabelo estava fraco por processo químico,agora deu uma amenizada na quebra,pretendo usar para vida toda,adorei!😘
Casa