Conheça As Vantagens Da Escova De Madeira
Você já parou para se perguntar qual o melhor tipo de escova para usar no seu cabelo? Pois bem, dica de amiga: a escova de madeira pode se tornar a sua nova queridinha!
Isso porque ela traz muitos benefícios para o seu cabelo, como ajudar a diminuir o frizz (aqueles fios que ficam arrepiados) e colaborar para a hidratação. Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre essas e outras vantagens dela!
Vantagens da escova de madeira
Com cerdas mais macias, a escova de madeira funciona bem para pentear vários tipos de cabelo. É comum que elas ajudem a diminuir a tensão do couro cabeludo e contribuam para o crescimento dos fios, já que aumenta a circulação de sangue nas raízes.
Além disso, se você se preocupa com a preservação dos recursos naturais, tenha em mente que a madeira é uma alternativa eco-friendly.
Mas, antes de comprar uma, o ideal é que você descubra se é melhor usar o pente ou a escova no caso dos seus fios. Por exemplo, para cabelos cacheados o pente com um bom espaçamento entre as cerdas é ótimo para desembaraçar e manter o formato dos cachos. Já as escovas quadradas são excelentes para pentear fios mais lisos sem machucar.
Porém, como dito anteriormente, a escova é ótima para vários tipos de cabelos, e agora você verá todas as outras vantagens de utilizá-la.
É perfeita para desembaraçar cabelos molhados
Uma das dicas para pentear o cabelo da forma correta é desembaraçá-los enquanto ainda estão molhados. Isso porque, nesse momento, os fios estão mais sedosos e, ao penteá-los, você não estará causando danos à estrutura deles.
Esse processo fica ainda melhor quando você utiliza uma escova de madeira, seja durante o banho ou após ele, ao retirar um pouco da umidade com a toalha. E fique uma dica extra: opte pelos modelos com cerdas longas e espaçadas, isso faz com que o formato dos cachos não fique prejudicado e nem os fios lisos com uma aparência “escorrida”.
É ótima para combater o frizz
Você já reparou que após pentear o cabelo com um material plástico, seus fios ficam rebeldes e arrepiados? Pois é, os pentes e as escovas de materiais sintéticos criam atrito com seus fios e colaboram para que o frizz apareça.
Já quando utilizamos a madeira para escovar os cabelos isso não ocorre, já que ela ajuda a diminuir a criação de campos de eletricidade estática (causados pelo contato do plástico e dos fios).
Então, já sabe: aposte na escova de madeira anti-frizz para evitar os fios arrepiados!!
Não danifica fios quebradiços e cabelo fino
Você já entendeu que esse tipo de escova se adapta bem a vários tipos de cabelos e isso não seria diferente para quem possui cabelos finos e quebradiços.
Normalmente, esse tipo de fio acaba sendo mais danificado ao ser desembaraçado com materiais sintéticos, fora fica muito mais espigado e com frizz.
Assim, apostar na madeira é a melhor forma de garantir uma aparência mais saudável e “comportada” dos fios. Especialmente porque ela evita que eles se quebrem ainda mais ao serem penteados.
Colabora para a hidratação
Se você possui cabelos ressecados, essa dica é de ouro!
Como te contamos antes, a escova de madeira é responsável por estimular o fluxo sanguíneo nas raízes. Essa passagem do sangue, além de ajudar no crescimento dos fios, também colabora para a produção de oleosidade natural, o que os deixa menos ressecados.
Outra vantagem é que a madeira acaba absorvendo um pouco desse óleo e ajuda a distribuir a hidratação por todo o comprimento dos fios das cacheadas e mulheres com cabelo mais seco.
Não prejudica quem tem sensibilidade ao pentear
Quem não detesta desembaraçar o cabelo e sentir dor, não é mesmo? Pois saiba que se esse é o seu caso, esse tipo de escova pode ajudar! Isso porque as de madeira normalmente são menos agressivas do que as de plástico, que acabam ficando presas nos nós do cabelo e trazendo desconforto durante o uso.
Para evitar sentir dor ao pentear o cabelo, você pode apostar na escova de madeira e em uma escovação suave.
Como escolher a escova de madeira ideal?
Para escolher a escova de madeira ideal, é necessário levar em consideração alguns fatores básicos, como o formato dela. Se sua intenção é modelar os fios, é indicado usar a cilíndrica; já para desembaraçar, o tipo ideal é o estilo raquete (mais quadradinho).
Além disso, você precisa considerar:
- a qualidade das cerdas – se não são muito duras e se possuem pontas arredondadas;
- o peso da escova – afinal, não vai querer ficar segurando uma muito pesada enquanto desembaraça os fios ou seca seu cabelo;
- o cabo – ele deve ser emborrachado para garantir mais firmeza na hora de pentear o cabelo. Além disso, deve ser confortável de segurar e não ter imperfeições ou ranhuras;
- a base em que estão fixadas as cerdas – o material que prende as cerdas no lugar deve ser resistente para evitar que rasgue com o passar do tempo. Existem opções de base em metal que ajudam na hora de modelar os cabelos, pois aquecem mais rapidamente.
Agora que você já conhece as vantagens da escova de madeira e sabe como escolher a ideal, que tal entender como fazer o cabelo crescer mais rápido?