corte químico no cabelo

Teve corte químico? Saiba agora mesmo o que você deve fazer!

Corte químico: o que fazer? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que aplicaram algum tipo de química em seus fios e eles começaram a cair em decorrência do procedimento realizado.

O corte químico consiste na desestruturação da fibra capilar que faz com que os fios se fragilizem e se quebrem. Em geral, ele ocorre em cabelos que sofreram com alisamentos em excesso, combinações químicas equivocadas, erro na aplicação de produtos, entre outros fatores.

Se deseja saber o que fazer quando ocorrer corte químico em seu cabelo, continue a leitura que vamos apresentar todos os detalhes sobre o tema. Confira!

O que é corte químico?

O corte químico acontece quando o cabelo se parte ao meio, como se tivesse sido cortado e, em geral, isso ocorre em razão de procedimentos agressivos que destroem a fibra capilar ou da utilização de componentes químicos que não combinam entre si.

Um exemplo que pode gerar corte químico é a mistura da amônia, presente nos descolorantes, com hidróxidos, substância presente em muitos tratamentos que alisam os cabelos. Por isso, quando uma pessoa alisa os cabelos com frequência e, logo após, os descolore, há a possibilidade de os fios ficarem muito fracos, e o corte químico pode acontecer.

Além de o cabelo se partir quando ocorre o corte químico — fator que prejudica a saúde e o comprimento dos fios —, os cabelos que estão danificados a ponto de sofrerem com o corte químico ficam com aspecto poroso, elástico e ressecado. Assim, mesmo a parte que não cai fica extremamente danificada.

Corte químico: o que fazer quando ele ocorre?

Agora que você já sabe o que é o corte químico, deve estar se perguntando o que fazer quando ele ocorre, não é mesmo? Então, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas!

Faça cronograma capilar

O cronograma capilar consiste em fazer uma série de tratamentos a fim de tratar os fios de cabelo. Em geral, 3 etapas são realizadas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Para os cabelos que sofreram corte químico, a etapa de reconstrução é mais recomendada, uma vez que ela ajuda a repor a massa e a queratina do cabelo, fatores que melhoram o efeito emborrachado e elástico dos fios. Contudo, as fases de hidratação e nutrição também são importantes e não devem ser deixadas de lado.

Realize umectação nos fios

A umectação nos fios é uma etapa de nutrição que repõe os nutrientes e lipídios que o cabelo necessita, concedendo mais vitalidade e brilho, além de ajudar os cabelos a recuperarem a camada protetora contra agentes externos.

Para realizar uma umectação, basta utilizar óleos 100% vegetais e passá-los em todos os fios para fazer com que os cabelos recuperem a sua vitalidade.

Utilize vitaminas para fortalecimento

A vitamina capilar é fundamental para repor os nutrientes e minerais do corpo — fator que ajuda no crescimento dos fios e, ainda, a mantê-los saudáveis. Atualmente, é possível encontrar esse tipo de vitamina em gomas mastigáveis que podem ser consumidas diariamente e que são deliciosas, como a Blow Gummies!

Use os finalizadores corretos

Os finalizadores também ajudam as pessoas que tiveram cortes químicos e, atualmente, existem diferentes tipos disponíveis no mercado. O recomendado para esse tipo de caso é usar os produtos que contam com proteção térmica ou carga de queratina indicada para uso diário para enrijecer a fibra do cabelo e fortalecer os fios.

Agora que você já sabe o que fazer quando tiver corte químico, siga as nossas dicas para proteger os fios, utilizando os produtos corretos e consumindo vitamina capilar para auxiliar no crescimento de seu cabelo!

Se você gostou deste post, compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos a descobrir o que fazer em caso de corte químico!

3 comentários de “Teve corte químico? Saiba agora mesmo o que você deve fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se para receber nossas novidades!