o que causa o enfraquecimento das unhas

O que causa o enfraquecimento das unhas? Veja 4 motivos!

As unhas são constituídas por queratina, proteína responsável pelo seu crescimento. No entanto, você já reparou que, em alguns casos, elas ficam com uma aparência craquelada, esbranquiçada e quebradiça? Esses sinais são muito comuns e causam dor de cabeça quando aparecem no dia que se tem algum compromisso, né?

Mas, afinal, o que causa o enfraquecimento das unhas? Em geral, elas ficam nesse estado em virtude das atividades do nosso dia a dia, como o uso de produtos de limpeza ou o hábito de roer unhas. Além disso, dietas severas, má alimentação, falta de nutrientes e anemia também contribuem para esse probleminha chato.

E aí, quer saber o que deixa as unhas fracas e como se livrar disso? Então, não perca o post. Boa leitura!

1. Deficiências nutricionais

As deficiências nutricionais são causas muito comuns das unhas fracas, principalmente se você costuma comer poucos alimentos ricos em selênio, zinco, ferro e vitaminas A e D. Esses nutrientes são encontrados em ovos e carnes, sendo responsáveis por manter unhas, cabelo e pele saudáveis.

Para evitar esses problemas, não se esqueça de consultar um nutricionista, tá bom? Ele é responsável por identificar as causas da deficiência nutricional e, assim, indicará um plano alimentar de acordo com as suas necessidades nutricionais.

2. Anemia

A anemia é outra causa das unhas enfraquecidas. Ela ocorre quando há uma redução dos glóbulos vermelhos no sangue, e isso acontece por causa da deficiência de vitaminas e ferro. O resultado disso pode ser notado nos sintomas de abatimento, fraqueza e, claro, unhas quebradiças e que lascam com facilidade — um horror, não é mesmo?

Além disso, regimes radicais, que cortam nutrientes essenciais da alimentação, também prejudicam a boa aparência das unhas. Então, nada de fazer as dietas da moda, viu? Elas mais atrapalham do que ajudam na boa saúde.

3. Alterações na tireoide

As alterações na glândula tireoide também deixam as unhas fracas. No caso do hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento e ocorre a diminuição do transporte de nutrientes para o organismo, o que torna as unhas quebradiças.

Já no hipertireoidismo há um aumento na produção de hormônios, estimulando o crescimento das unhas. Contudo, elas ficam bem frágeis. Nessa situação, é importante consultar um endocrinologista, que poderá avaliar os sintomas e indicar o melhor tratamento para você.

4. Uso de produtos de limpeza

Usar produtos de limpeza sem luvas, como detergente, água sanitária e sabão é bem comum, né? No entanto, esse hábito pode ser muito agressivo tanto para a pele quanto para as unhas. Além deles, o uso de acetona para retirar o esmalte favorece o surgimento de manchas e deixam as unhas fragilizadas.

Assim, anote na sua agenda e não se esqueça: sempre que for mexer com produtos de limpeza, use luvas. No caso dos esmaltes, dê preferência aos removedores que não tenham acetona.

Agora que você já sabe o que causa o enfraquecimento das unhas, não se esqueça de manter uma boa alimentação, consultar um médico com frequência e usar luvas ao mexer em produtos de limpeza. Além disso, opte pelos multivitamínicos que oferecem o crescimento e fortalecimento das unhas!

Gostou deste post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que suas amigas também conheçam as causas do enfraquecimento das unhas!

2 comentários de “O que causa o enfraquecimento das unhas? Veja 4 motivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se para receber nossas novidades!