Queda capilar: veja as causas e saiba como amenizar esse problema!
A queda capilar acontece naturalmente, fios novos crescem e expulsam os fios que estavam em repouso. Contudo, é preciso ficar atento quando ela se torna constante e intensa, pois pode ser sinal de que há algum problema. As mulheres são as mais afetadas com a perda de fios, afinal, ela mexe com nossa autoestima.
Há inúmeras razões para a queda dos fios, por isso é preciso ficar atento às possíveis causas e, assim, buscar uma solução para o problema. Neste post, vou mostrar a você as principais causas da queda de cabelo e como você pode resolver. Continue lendo!
Por que os cabelos afetam a autoestima da mulher?
Ao longo da história, o cabelo se tornou símbolo de poder, status social, sensualidade, força e jovialidade, enquanto a perda dos fios era encarada com um castigo ou sacrifício. Ainda hoje o cabelo tem papel importante na nossa vida.
Para as mulheres, independentemente se as madeixas são curtas, médias ou longas, elas são símbolo de sensualidade e confiança. Quando uma mulher sai do salão de beleza ela se sente mais empoderada, jovial e bem disposta, não é mesmo?
Por isso, a queda capilar pode impactar negativamente na sua autoestima e nas suas relações sociais.
Quais são as causas da queda capilar?
Vamos conhecer as principais causas de queda capilar logo abaixo. Confira!
Anemia
A falta de ferro ou deficiência de vitamina B12 pode provocar a anemia e, consequentemente, a queda capilar. Isso ocorre porque há menos sangue, nutrientes e oxigênio nos fios, tornando-os fracos e quebradiços.
Gravidez
Após o parto, o corpo da mulher tem de lidar com as mudanças hormonais, o estresse e as carências nutricionais. Essas alterações acabam por interromper o ciclo de crescimento, fazendo com que os cabelos caiam nos primeiros meses após o parto.
Uso de medicamentos
O uso contínuo de alguns medicamentos têm a queda capilar como reação colateral. É o caso de medicamentos antidepressivos, anticoagulantes e remédios para o tratamento do câncer.
Como amenizar esse problema?
Agora que você já sabe o que pode ocasionar a queda capilar, veja algumas medidas que podem ajudar a diminuir:
- alimentação equilibrada — é importante manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes;
- uso de produtos adequados — existe no mercado uma variedade de produtos como shampoos, condicionadores e máscaras, que ajudam no combate à queda de cabelos;
- troca de medicamentos — em casos em que a queda se dá pela reação colateral do medicamento, deve-se conversar com o médico para efetuar a troca. Jamais pare o tratamento ou faça a troca por conta própria;
- suplementos capilares — eles atuam na reposição de vitaminas e minerais em falta no organismo e ajudam no fortalecimento dos fios.
Como você viu, a queda capilar é um problema que pode afetar a autoestima de uma mulher, mas você não deve se estressar com isso. Entendendo as causas, fica mais fácil encontrar a solução que melhor se adapta ao seu caso. Vale lembrar que a prevenção é o melhor remédio e ela começa de dentro para fora.
E aí, mana? Gostou do post? Então não deixe de nos seguir no Instagram, Facebook e YouTube.