tipos de queda de cabelo

Entenda os tipos de queda de cabelo e como cuidar de cada um!

Nem sempre a perda capilar ocorre pelos mesmos motivos, uma vez que existem diferentes tipos de queda de cabelo. Há, inclusive, a queda normal, que ocorre em todas as pessoas diariamente em razão da troca das células do corpo humano.

Contudo, existem determinadas situações em que a queda de cabelo ocorre em excesso, podendo até mesmo afetar a autoestima de homens e mulheres. Nesse caso, o ideal é descobrir a causa da queda excessiva para que seja possível tratá-la.

Pensando em ajudar você a conhecer mais sobre o assunto, separamos diferentes tipos de queda de cabelo. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

Falta de vitaminas

A falta de vitaminas, como magnésio, vitamina C, ferro e vitamina B, é um dos motivos mais comuns para a queda de cabelo. Nesse caso, é possível resolver o problema com o consumo regular dessas substâncias por meio da suplementação.

Idade

A idade também pode ser um fator determinante para a queda de cabelos, uma vez que, com o passar dos anos, a tendência é que ela aumente.

Nos homens, por exemplo, a queda de cabelos é normal a partir dos 45 anos de idade para aqueles que já contam com predisposição genética para calvície. Em determinados casos mais graves, somente o implante capilar é capaz de resolver o problema.

Genética

A genética é mais um fator que influencia na queda dos fios. Dessa maneira, se na sua família existem muitos casos de calvície (alopécia androgenética), por exemplo, você tem mais chances de também desenvolvê-la, uma vez que ela está relacionada aos hormônios (androgênio). Nesse caso, o ideal é procurar por um tratamento médico para realizar uma reposição hormonal, se for o caso.

Tratamento médico

Determinados tratamentos médicos — como o de câncer (quimioterapia) e depressão, assim como os remédios para artrite, pressão alta e problemas cardíacos — também podem gerar esse tipo de problema, uma vez que o efeito colateral é, justamente, a queda de cabelo.

Quando a causa da queda de cabelos é o tratamento médico, basta esperar até suspensão do uso do remédio para que os fios voltem a crescer normalmente.

Queda por tração

A chamada queda de cabelo por tração costuma ser mais comum do que as pessoas imaginam. Esse é o resultado de uma tração contínua e em excesso sobre o cabelo, geralmente causada em razão do uso de diferentes tipos de penteados, como apliques, tranças e rabos de cavalo apertados.

Para solucionar a queda por tração, o ideal é evitar penteados muito apertados e aguardar o crescimento dos fios.

Questões hormonais

Diferentes alterações hormonais no corpo humano podem resultar na queda de cabelo excessiva, como durante o período pós-parto, em razão do uso de pílula contraceptiva ou até mesmo derivada do mau funcionamento da glândula da tireoide. Nesse caso, o ideal é procurar por auxílio médico para verificar a causa e fazer o tratamento correto.

Infecção no couro cabeludo

A infecção do couro cabeludo é geralmente ocasionada por fungos — como a micose — que, além de gerar muita coceira, também é capaz de ocasionar a queda dos fios. Nesse caso, é possível tratar a região e esperar até que os cabelos voltem a crescer sem problemas.

Esse tipo de infecção, inclusive, pode ser transmitido de um indivíduo para o outro, por meio do compartilhamento de itens como escovas de cabelo, pentes, toalhas, chapéus e outros objetos que tenham contato com os fios.

Alopécia areata

A alopecia areata é uma inflamação crônica dos folículos pilosos, gerando a queda dos fios. Apesar de não ter uma causa determinada, ela se caracteriza quando há a perda de cabelos em tufos, deixando, inclusive, falhas em círculos pelo couro cabeludo. O tratamento para a alopecia areata é feito por meio da utilização de medicamentos específicos.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de queda de cabelo e sabe, inclusive, quais são as principais causas, fique atento a cada um dos pontos que apresentamos para saber como agir para que o seu cabelo cresça de maneira saudável!

O nosso post foi útil? Deixe um comentário e compartilhe conosco o que você achou a respeito das dicas que apresentamos!

5 comentários de “Entenda os tipos de queda de cabelo e como cuidar de cada um!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se para receber nossas novidades!