Queda De Cabelo Pós-Covid — Saiba Como Tratar

Queda De Cabelo Pós-Covid — Saiba Como Tratar

Sabia que a queda de cabelo pós-Covid é uma das sequelas mais comuns entre as pessoas que tiveram a doença? Após a infecção, é muito comum ver fios no ralo após lavar o cabelo ou mesmo perceber eles caindo depois de uma simples passada de mão nas madeixas.

Você se identifica com isso? 

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores de universidades do México, da Suécia e dos Estados Unidos, ao menos 1  em cada  4  pacientes relata essa queda de cabelo. E, ainda segundo o levantamento, as chances de passar por isso são maiores  para mulheres. 

Mas, se você está nessa situação, mana… Calma! Como para quase tudo na vida, isso também tem solução. Continue a leitura e veja como tratar a queda de cabelo pós-Covid. 

O que causa a queda de cabelo pós-Covid?

Para que os cabelos cresçam mais fortes e saudáveis, nosso organismo usa diversas substâncias, certo? E, durante uma infecção ou situação que cause impacto em seu funcionamento, ele acaba utilizando os nutrientes dos fios e das unhas para combater a doença.

Normalmente, a queda de cabelo pós-Covid está associada justamente a essa forcinha que o nosso corpo faz para se recuperar. O nome técnico para essa condição é eflúvio telógeno e ela é caracterizada pela grande perda de fios em todo o couro cabeludo. 

Como já dito, é comum que ela ocorra quando o corpo passa por uma experiência estressante ou sofre com alguma alteração no seu funcionamento. Esse “estresse” pode ser causado tanto pelo coronavírus, quanto por:

 

  • uma falta de vitaminas e nutrientes;
  • febres altas;
  • doenças endócrinas, que afetam a produção de hormônios;
  • entre outros.

Essa queda de cabelo pode acontecer durante e também depois da infecção, em até três meses depois da recuperação.

Como tratar a queda de cabelo pós-Covid? 

Para tratar a queda de cabelo pós-Covid, é fundamental investir na reparação e fortalecimento dos fios. Para isso, é fundamental ter cuidados que vão de dentro para fora e também de fora para dentro, mana!

Veja abaixo cinco ações para recuperar suas madeixas depois do coronavírus:

1. Tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes

O primeiro passo para voltar a ter cabelos macios, sedosos e cheios é investir em uma alimentação saudável e com muitas vitaminas e minerais. O ideal é consumir alimentos ricos em vitamina A, do complexo B, Ferro e Zinco, como couve, castanhas, ovos e peixes.

Se preferir, também é possível fazer a reposição nutricional por meio de gominhas ou cápsulas de suplemento. Ao fazer isso, você vai garantir um crescimento saudável para suas madeixas, bem como um sistema imunológico fortalecido. 

2. Controle o estresse 

Para garantir que a queda de cabelo pós-Covid não se torne um problema ainda mais grave, o ideal é evitar ou controlar o estresse. Assim, você estará ajudando o folículo do seu couro cabeludo a retomar seu processo.

Uma boa forma de fazer isso, mana, é por meio da prática de atividades físicas, meditação e yoga. 

3. Vá ao dermatologista

Visitar um dermatologista também é um passo importante para tratar a queda de cabelo. Isso porque esse profissional será capaz de lhe indicar exames para entender e verificar como anda a saúde do seu organismo.

4. Invista em produtos para reparação e fortalecimento

Outra ação importante para tratar o eflúvio telógeno é investir em produtos e tratamentos para ajudar a recuperar o cabelo. Para isso, vale buscar shampoos, condicionadores e máscaras para reparação e fortalecimento dele.

E, ao contrário do que você pode pensar, lavar as madeixas diariamente ou não, não evita a queda. Isso porque o número de cabelos que irá cair continua sendo o mesmo, ele só é acumulado para a próxima lavagem.  

O único ponto de atenção é que lavar todos os dias pode tirar a proteção natural dos fios. 

5. Não pinte ou descolore os cabelos 

Que descolorir e pintar as madeixas são situações agressivas para os seus fios você já sabe, não é? Então, nada de realizar essas ações ou outros tratamentos com produtos químicos, como relaxamento ou progressivas, enquanto estiver sofrendo com a queda de cabelo! 

Isso porque esses procedimentos acabam enfraquecendo a fibra capilar, além disso, deixam as madeixas mais finas e com menos volume. Ao evitar isso, você colabora para manter ainda mais a saúde dos seus fios.

Pronto! Aí estão algumas atitudes para ajudar você a tratar a queda de cabelo pós-Covid! 

Vale ter em mente que essa condição tende a passar sozinha, em até seis meses, mas que ao aplicar esses cuidados, você estará fazendo com que essa situação se resolva mais rapidamente e que suas madeixas voltem a ser fortes, cheias e saudáveis. 

Aproveite que uma das dicas para recuperar os fios é a ingestão de nutrientes e leia agora este artigo sobre como escolher a vitamina ideal para fortalecer o cabelo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se para receber nossas novidades!