Quer saber como fazer cronograma capilar sem erro? Veja aqui!

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que melhora a saúde dos cabelos e os deixam mais bonitos e saudáveis. Para fazer o cronograma é preciso intercalar as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, utilizando produtos específicos em cada fase.

 

Mana, quer deixar seus cabelos maravilhosos? Então você precisa aprender como fazer o cronograma capilar. Trata-se de um protocolo de cuidados com os fios que oferece todos os nutrientes necessários para que eles fiquem lindos, fortes e brilhantes.

O cronograma capilar conta com 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma tem funções e produtos específicos para os cuidados com os cabelos. Por isso, é preciso ter em mente que, para aderir, os cuidados com os fios precisam ser frequentes.

Ficou confusa? Calma que eu vou ajudar você a entender tudinho sobre como fazer cronograma capilar. Vamos lá?

Quais são as etapas do cronograma?

Como eu disse, o cronograma tem 3 etapas diferentes e cada uma delas precisa de produtos específicos. É comum associar qualquer tratamento capilar com a hidratação, contudo, os produtos têm fórmulas e funções diferentes. Os cuidados podem ser feitos em casa mesmo, sem mistério. Entenda mais sobre cada uma das etapas.

Hidratação

A hidratação consiste na reposição da água que é perdida pelos fios, o que acontece diariamente por conta de muitos fatores influentes. Assim, essa é a etapa do cronograma feita com maior frequência e a que todos os cabelos sempre precisam.

Para isso, você deve procurar produtos que contenham d-pantenol, ceramidas, babosa e vitaminas diversas em sua composição. Produtos à base de frutas também costumam ser bons hidratantes.

Nutrição

Na etapa de nutrição são recuperados os lipídios dos cabelos, o que também ajuda a manter a hidratação. Isso porque a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar em toda a sua extensão e, com isso, eles ficam desalinhados, armados e com frizz.

A nutrição pode ser feita com produtos à base de óleos e manteigas. Uma opção também é fazer umectações com óleos vegetais extra virgens, como o azeite de oliva e o óleo de coco. Porém, é preciso respeitar a frequência adequada para evitar que os cabelos fiquem pesados.

Reconstrução

A etapa do cronograma que é feita com menor frequência é a de reconstrução. Nessa etapa é possível devolver aos fios as proteínas do cabelo que são perdidas, principalmente, pelos processos químicos que fazem com que os fios se quebrem e fiquem muito danificados. Apesar disso, os cabelos virgens também precisam fazer reconstruções.

As máscaras reconstrutoras geralmente trazem em sua fórmula queratina ou colágeno. A etapa também pode ser feita com uma cauterização dos fios, com a queratina pura e finalização quente, com secador e prancha. Isso sela as cutículas e faz com que os nutrientes permaneçam nos fios.

Você sabe quais as reais necessidades dos seus cabelos?

Para saber qual etapa do cronograma o cabelo precisa, é necessário avaliar a sua aparência. No começo pode parecer um pouco difícil de identificar, mas com o tempo se torna mais simples perceber quais as verdadeiras necessidades dos fios.

Se eles estiverem sem brilho, ásperos e ressecados, a hidratação é a melhor opção. Caso o seu problema seja volume e frizz, aposte na nutrição. Mas se o aspecto estiver elástico e quebradiço, é preciso fazer uma reconstrução.

Faça o teste de porosidade

Para ajudar, existe um teste de porosidade que indica do que o seu cabelo precisa. Para isso, você deve encher um copo transparente com água, como de vidro, em temperatura ambiente. Na sequência, basta colocar um fio de cabelo e ver o que acontece:

  • se o cabelo afundar, ele precisa de reconstrução;
  • se ele ficar no meio do copo, a necessidade é de nutrição;
  • se ficar no topo do copo, é sinal de que você deve fazer a hidratação.

Escolha os produtos certos

Agora que você já entendeu a função das etapas do cronograma e como eles ajudam os seus cabelos, é hora de escolher os melhores produtos. Mas pode ficar tranquila porque você não vai precisar desembolsar uma fortuna para fazer os tratamentos, pois é possível realizá-los sem gastar muito.

Para fazer o cronograma, você pode comprar as máscaras específicas ou usar um creme neutro como base e potencializá-lo com os nutrientes de cada etapa, por meio de óleos e ampolas. Receitinhas caseiras também costumam ser muito eficazes.

Não existe regra para quais produtos usar, porém, é importante que você escolha os mais puros, uma vez que serão usados com frequência. Assim, evite aqueles que tenham petrolatos, silicones, parabenos e outras substâncias prejudiciais em sua fórmula.

Monte o seu cronograma

Chegou o momento de você aprender como fazer o cronograma capilar em si. Como já contei, as etapas precisam se intercalar para que não falte nutriente aos fios. Cada cabelo tem as suas características e necessidades e responde melhor a algum dos tipos de tratamentos.

Porém, para começar, existe um cronograma padrão que pode ser seguido por qualquer pessoa. Em geral, ele funciona assim:

  • semana 1 — hidratação, hidratação, nutrição;
  • semana 2 — hidratação, hidratação, nutrição;
  • semana 3 — hidratação, hidratação, reconstrução;
  • semana 4 — hidratação, hidratação, nutrição.

Esse cronograma é pensado para que se tenha um dia de intervalo entre as lavagens, de maneira que um dia da semana seja de descanso. Quando você se acostumar melhor com essa rotina de tratamentos, pode criar o seu próprio protocolo.

É preciso destacar que sempre é necessário respeitar um intervalo de, no mínimo, 48 horas entre uma etapa e outra. Da mesma forma que a falta de cuidados com os cabelos causa danos, o excesso de produtos também pode ser prejudicial.

Programe-se para os tratamentos

Para que o cronograma seja eficaz, é preciso que os tratamentos sejam feitos com regularidade. Por isso, você precisa se programar para as etapas. Caso não tenha muito tempo, a dica é optar por produtos de ação rápida, que podem ser usados no banho e, pelo menos uma vez na semana, usar uma máscara mais potente.

Da mesma forma, as umectações podem ser feitas enquanto você dorme. Assim, você aplica o óleo nos cabelos antes de se deitar e enxágua ao acordar. O importante é ser realista com a sua disponibilidade e ter em mãos produtos que tenham bons resultados dentro disso.

Para quem o cronograma capilar é indicado?

Todos os cabelos, sem exceção, precisam passar por um cronograma capilar, inclusive os fios virgens — aqueles que nunca passaram por qualquer tipo de procedimento químico, uma vez que até mesmo fatores externos, como a utilização de determinado produtos, poluição e raios solares também interferem na saúde dos cabelos.

Por isso, a tendência é que uma pessoa que descobriu como fazer cronograma capilar e percebeu os seus benefícios nunca mais deixe de cuidar da saúde de seus fios, afinal, eles ficam muito mais fortes e bonitos!

Assim, pessoas com todos os tipos de cabelos, ou seja, lisos, cacheados, crespos, oleosos ou secos, se beneficiam do cronograma capilar, já que é possível montar um com base nas suas necessidades.

Os cabelos lisos, por exemplo, costumam ser mais oleosos e, por isso, os produtos com óleos, em geral, são utilizados com menor frequência. Já os fios ondulados e cacheados necessitam de produtos com emolientes naturais, óleos e aminoácidos. Os cabelos danificados em razão de processos químicos costumam precisar de produtos reconstrutores para repor a massa capilar que foi perdida durante os processos.

Em geral, depois de descobrir como fazer cronograma capilar e dar início a esse processo, é possível perceber a mudança nos fios rapidamente, e na segunda semana já costuma ser possível perceber os bons resultados que melhoram progressivamente.

Como fazer cronograma capilar em cabelos crespos ou cacheados?

Os cabelos crespos e cacheados costumam apresentar maior tendência ao ressecamento dos fios, justamente porque a curvatura dos fios faz com que seja mais difícil a oleosidade do couro cabeludo chegar em toda a sua extensão.

O tratamento mais recomendado para resolver o ressecamento é a nutrição capilar — procedimento responsável por repor lipídios aos fios que, por sua vez, são gorduras que têm como objetivo principal criar uma camada de proteção nos fios, fazendo com que eles fiquem mais brilhantes, macios, flexíveis e com as cutículas alinhadas.

Apesar de a nutrição capilar ser importante para todos os tipos de cabelo, para os cacheados, crespos, crespíssimos e em transição essa etapa é ainda mais importante, afinal, nutrir os cabelos é a melhor maneira de garantir que os fios fiquem protegidos, hidratados, saudáveis e mais bonitos.

Uma boa maneira de realizar a nutrição nos cabelos crespos ou cacheados é acrescentando a umectação (banho de óleo nos cabelos com itens como óleo de coco e azeite extra virgem) e máscaras capilares nutritivas em seu cronograma.

O cronograma capilar tradicional que apresentei anteriormente conta com 3 nutrições, 8 hidratações e 1 reconstrução por mês. Mas se o seu cabelo for crespo ou cacheado e precisar mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.

Depois de aprender como fazer cronograma capilar, você vai ver que nunca mais vai deixar de cuidar dos seus cabelos, já que é possível deixá-los lindos em casa, sem a necessidade de gastar muito.

Se você gostou das dicas de como fazer cronograma capilar que apresentamos neste post, curta a minha página do Facebook para receber mais dicas fresquinhas para cuidar dos cabelos e deixar você ainda mais gata!

11 comentários de “Quer saber como fazer cronograma capilar sem erro? Veja aqui!

  1. Vocês são realmente feras!!! Pois todas as dicas que vocês mencionaram fazem todo o sentido!!! Tenham certeza que seguirei a risca o cronograma junto com as gominhas deliciosas para obter o crescimento desejado.
    Um forte abraço para todos vocês da equipe Blow Hair!!

  2. eu usei a blow games e ja fas uns 4a 5meses que to sem na verdade comprei um potinho só …mas ate hj meu cabelo cresceu ta mais bonito e saudavel visivelmente e as unhas entao nao param de crescer ate hj 31dedesembro 2020…vou comprar denovo;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se para receber nossas novidades!