Como Cuidar de Cabelos Oleosos? Veja 4 Dicas
Você acabou de lavar os cabelos, mas não demora muito e você percebe que ele já está com um aspecto engordurado e excesso de brilho? Não se preocupe! Neste artigo você vai encontrar dicas de como cuidar de cabelos oleosos e deixá-lo com uma aparência limpa por mais tempo.
Se engana quem pensa que as dicas serão com procedimentos e tratamentos mirabolantes. Na verdade, você vai descobrir como se livrar deste problema com cuidados simples e fáceis no seu dia a dia. Veja a seguir!
4 dicas de como cuidar de cabelos oleosos
A oleosidade dos fios acontece por causa da produção de gordura e de suor pelas glândulas capilares, dando um aspecto de sujeira no cabelo.
Apesar dessa oleosidade, na maioria das vezes, não ser um problema grave para a saúde, o excesso de óleo pode causar inflamações, como a dermatite seborreica.
Por isso, é muito importante que essa produção de gordura seja controlada, adquirindo hábitos saudáveis diariamente e que podem fazer toda a diferença.
Confira quatro dicas de como cuidar de cabelos oleosos:
1. Lave o cabelo em dias alternados
Lavar os cabelos em dias alternados pode ser uma solução para quem sofre com oleosidade.
Esse método já é recomendado para todas as pessoas, pois passar mais de dois dias sem lavar o cabelo pode gerar um grande acúmulo de gordura, resultando em diversos problemas, como caspas, obstrução dos poros e os temidos fios oleosos.
Porém, lavar os fios todos os dias pode acabar danificando e agredir o couro cabeludo, aumentando ainda mais o desafio de ter o cabelo saudável.
Diante disso, lavar o cabelo em dias alternados é o ideal para combater a oleosidade e evitar novos problemas.
2. Evite cremes sem enxágue
O acúmulo de cremes sem enxágue no couro cabeludo pode acabar criando fungos e, consequentemente, obstruindo algumas glândulas.
Com isso, aquelas que não foram obstruídas começam a trabalhar para suprir a necessidade daquelas que não funcionam mais e acabam produzindo muita gordura, deixando o cabelo mais oleoso.
Então, é fundamental que esse tipo de tratamento seja evitado, para não correr o risco de aumentar ainda mais a oleosidade dos fios.
3. Fique de olho na alimentação
Você sabia que a alimentação pode ser uma das causas do seu cabelo estar muito oleoso? É isso mesmo!
O consumo excessivo de carboidratos, derivados do leite e alimentos gordurosos podem aumentar a produção de gordura do couro cabeludo. Para substituir, inclua frutas, verduras e legumes nas refeições.
4. Evite água quente
Se você toma banho com a temperatura altíssima, vai ser necessário evitá-lo! Isso porque, a água quente causa ressecamento no couro cabeludo, incentivando as glândulas a produzir ainda mais óleo para hidratar a fibra capilar.
Diante disso, é fundamental que no momento de lavar o cabelo, você utilize água morna ou gelada.
Agora que você já sabe como cuidar de cabelos oleosos, leia o artigo: Como dar volume ao cabelo? Saiba como encorpar os fios.