Cronograma capilar para cabelos em transição

A gente sabe que passar pela transição capilar é uma decisão muito importante, pois é um processo que mexe bastante com a autoestima das mulheres. Isso acontece porque a transição capilar é um processo de se enxergar, no qual você interrompe o uso de produtos químicos alisadores nos cabelos e começa a assumir o seu cabelo natural, deixando ele crescer naturalmente sem nenhuma interferência química. Por isso, é muito importante fazer um cronograma capilar.

É muito difícil estimar quanto tempo você vai passar na transição capilar, pois depende bastante do crescimento dos fios, o que varia de organismo para organismo, dos hábitos alimentares, se você vai optar por um suplemento capilar, e até mesmo do quanto você cuida e nutre os seus fios.

Durante a transição capilar, os fios dos seus cabelos tem o costume de ficar mais danificados do que antes, e um dos principais sinais é o ressecamento e a quebra. Então, é muito importante que você mantenha um cronograma capilar que nada mais é que uma rotina de cuidados que contém 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Mas você sabia que é ideal você manter um cronograma capilar específico durante a transição capilar? Esse cronograma precisa ser focado em trazer a saúde dos fios de volta nesse momento tão importante da sua vida! 

Pra quem é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelos, sendo eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos. O cronograma quando feito certinho, tem uma duração de quatro semanas e tem a capacidade de fornecer aos seus fios, tudo o que ele precisa e, também, restabelece toda a fibra capilar perdida durante todo o processo de alisamento químico.

Por isso, preparamos para você um cronograma capilar para cabelos em transição, com alguns passos que você deve incluir na sua rotina de cuidados. Ficou curiosa e quer saber quais? Então é só continuar com a gente!

Hidratação

É a etapa mais conhecida, pois já temos o costume de a ter no nosso dia a dia. A hidratação é essencial para repor a água e os nutrientes perdidos todos os dias por causa da poluição e da exposição dos cabelos ao sol. Principalmente os cabelos crespos e cacheados, pois o formato espiralado deles os torna naturalmente mais secos. Então, foque em produtos que tenham os seguintes ingredientes:

Babosa: Ela possui aminoácidos e muitas vitaminas, por isso tem a capacidade de regenerar o tecido capilar, fechando as cutículas dos fios deixando-os mais macio e com brilho. A babosa também auxilia no controle da queda e estimula o crescimento capilar.

Óleo de coco: Queridinho das meninas, o óleo de coco é o nosso melhor amigo, porque ele deixa os fios mais resistentes, protege de danos externos, além de propiciar um tratamento profundo.

D-pantenol: É uma vitamina produzida tanto no cabelo quanto na pele. Tem ação anti-inflamatória, melhora a textura e dá maciez aos fios, fornecendo uma hidratação mais profunda, de longa duração.

Nutrição

A etapa de nutrição é responsável por repor os lipídios nos nossos cabelos. Os lipídios são produzidos em nosso couro cabeludo e que fornece uma camada protetora nos fios, o que evita o frizz e o ressecamento, devolvendo a oleosidade necessária para os seus cabelos. Alguns componentes são essenciais, como:

Óleo de Argan: Sela as cutículas dos fios, reduzindo o volume e o frizz. Ele também age diretamente nas estruturas internas, fortalecendo os fios durante todo o processo de transição capilar.

Óleo de Rícino: Estimula o crescimento e o fortalecimento dos fios, evitando assim a quebra deles. Também mantém o couro cabeludo limpo e nutrido.

Óleo de Abacate: Proporciona nutrição para os cabelos fracos, dando brilho e maciez. Também auxilia no fortalecimento dos fios, diminui a queda dos cabelos e o melhor: estimula o crescimento dos fios, o que é essencial quando se está em transição capilar. Enfim, o óleo de abacate é extremamente rico em vitaminas como as vitaminas A,D e E. 

A fase de nutrição pode ser feita também através de uma técnica chamada de umectação.

Você sabe o que é? A umectação nada mais é que o banho de óleos nos cabelos.

A Umectação devolve uma parte da oleosidade necessária criando uma camada protetora nos fios. E pra fazer é muito simples: aplique o óleo diretamente no couro cabeludo deixando umas duas horas nos seus cabelos para que ele possa agir. 

Esta técnica, sela os fios dos cabelos mantendo eles hidratados por mais tempo.

Reconstrução

A grande salvadora dos fios que estão quebradiços e sofreram muito com os produtos químicos. A reconstrução repõe a massa capilar e deixa os cabelos mais fortes. Ela impede que quando os novos fios e a parte alisada se encontram, eles não quebrem. Por isso foque em produtos que tenham:

Queratina: Proteína extremamente importante para reconstrução dos fios. A queratina é responsável por garantir força e resistência as fibras capilares, dando também forma aos fios e melhorando a aparência deles.

Arginina: Ela estimula o crescimento dos fios, reavivando a circulação sanguínea, o que ajuda na troca de nutrientes entre a raiz e os fios, o que diminui a queda dos cabelos. 

Colágeno: O colágeno traz elasticidade, resistência e flexibilidade aos cabelos danificados. Também cria uma forma de película capilar em volta dos fios protegendo eles da exposição ao sol, a chapinha, secador e também do vento. 

Mas lembre-se, a reconstrução só pode ser feita de 15 em 15 dias. Você só poderá fazer ela semanalmente, se os seus fios estiverem gravemente danificados e mesmo assim este processo tem que ser durante pouco tempo. Sem essa necessidade, você pode obter o efeito contrário, o que pode atrasar ainda mais a libertação dos seus cachos tanto esperam.

Como combinar as 3 etapas num cronograma para cabelos em transição capilar?

Agora que você já sabe para o que serve cada etapa e quais componentes você deve focar, saiba como montar um cronograma semanal que ajude os seus cabelos danificados nessa sua fase de transição capilar! 

SEMANA 1: HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO – RECONSTRUÇÃO

SEMANA 2: NUTRIÇÃO – HIDRATAÇÃO – HIDRATAÇÃO

SEMANA 3: HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO – RECONSTRUÇÃO

SEMANA 4: HIDRATAÇÃO – HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO

E aí curtiu? Então conta pra gente como está sendo esse processo pra você.

3 comentários de “Cronograma capilar para cabelos em transição

  1. Tomei a decisão de fazer uma reconstrução capilar. Mais fico indecisa porque tenho cabelo crespo. mais vai dá certo pesso que mim repassar dicas agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se para receber nossas novidades!